sábado, 28 de março de 2009

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo

Alexandre Herculano foi um poeta, jornalista, historiador e escritor português da era do romantismo.
Nasceu em Lisboa no dia 28 de Março de 1810 e faleceu em Santarém a 13 de Setembro de 1877.
Os primeiros anos da sua vida foram marcados pelos antecedentes da Revolução Liberal de 1820, invasões francesas e o domínio inglês em Portugal.
Frequentou até aos 15 anos o colégio de S. Filipe de Nery. A sua formação foi feita com base no classicismo contudo com uma mentalidade aberta às novas ciências. Não pode seguir estudos universitários, no entanto adquiriu uma sólida formação em línguas.
Após a revolta contra o governo absolutista de D. Miguel, foi exilado em Inglaterra. Fez parte do exército liberal de D. Pedro na Ilha Terceira. Durante a sua estadia no exército fez algumas meritórias demandas que colocaram em risco a sua vida.
Quando os liberais vencem, Alexandre Herculano torna-se bibliotecário no Porto. Após algum tempo é convidado para a direcção da revista panorama. Durante o período que permanece como redactor, escreve algumas das suas mais importantes obras.
Com o lançamento da obra História de Portugal, Alexandre Herculano levantou uma grande polémica, esta era a primeira obra de historiografia cientifica em Portugal.
Depois do lançamento da obra, teve alguns convites para ingressar na política, rejeitou fazer parte do governo da Regeneração, assim como rejeitou as condecorações que lhe seriam atribuídas pela sua contribuição para a literatura portuguesa.
Foi-se retirando aos poucos do mundo da escrita. Quando se dá a sua mudança para Santarém, oficializa a sua saída do mundo da literatura e passa a dedicar-se à agricultura.
Morre vítima de uma pneumonia dupla.
Dos seus maiores feitos destacam-se a introdução da narrativa histórica em Portugal e a introdução do Romantismo a par com Almeida Garrett.

Sem comentários: