domingo, 7 de junho de 2009

Cesário Verde

"Além de ser uma réplica do realismo irónico queirosiano (...) o realismo lírico de Cesário Verde será o seu esforço de autenticidade anti-retoricista, com versos magistrais, salubres e sinceros"

Podendo ser incluído em géneros literários como o Impressionismo, Realismo ou Modernismo, Cesário Verde é um dos mais importantes poetas portugueses do século XIX.
A utilização de um realismo irónico, foi pretexto para várias comparações a Eça. No entanto, não só o realismo criou comparações; também o espectacular uso de algumas figuras de estilo como os eufemismos lhe valeram alguns elogios e fizeram lembrar Eça.
Cesário difundiu as ideias que captou através sentidos, dilacerou as suas sensações com objectividade, no entanto, ao pintar a sua tela, fá-lo com um carácter um tanto quanto impressionista o que leva a uma compreensão subjectiva da sua escrita e consequentemente do real.
Os seus versos, transpõem-nos a realidade de forma clara, sincera e objectiva; mostram um contraste entre o campo que Cesário adora e a cidade que tanto repudia.

Sem comentários: